A Academia da Bola é finalista da fase regional do Gauchão Polar de Várzea! A equipe Saoluizense foi a Santo Ângelo enfrentar a tradicional equipe do Fluminense, multi-campeão municipal da vizinha cidade, e repleta de jogadores com vínculo profissional com a Ser Santo Ângelo e outras equipes, além disso, jogo no Estádio da SER, casa do adversário. Em campo, a equipe Acadêmica portou-se muito bem, em um jogo muito igual, o Fluminense propunha o jogo, e a Academia esperava atrás, especulava os contra-ataques, e dessa forma, teve 3 claras chances de gol na 1ª etapa, que infelizmente não foram convertidas, o Fluminense, ao contrário teve 2 oportunidades em cobranças de falta pelo "dono" do time deles, Ivo, camisa 10, jogador profissional, mas o resultado do 1º tempo foi mesmo 0x0. Na 2º etapa, o Fluminense começou melhor, veio pra cima, e em uma cobrança de escanteio, o bom camisa 9 marcou de cabeça, abrindo o placar, eram jogados 10 minutos apenas, e havia muito tempo para fazer justiça ao placar, e foi o que aconteceu, a Academia foi pra cima, colocou a bola no chão, o técnico Gago Peixoto fez mudanças que surtiram efeito, e a equipe empatou, Quik, de penalty, eram 40 minutos do 2º tempo, e o jogo foi novamente para os penaltys, como no jogo anterior.Se a Academia tivesse aproveitado as chances, sairia vencedora no tempo normal, mas a bola, muitas vezes, pune.... Nas penalidades, Jair, o centroavante mais centroavante de São Luiz Gonzaga, bateu forte, mas o goleiro defendeu, e Ivo colocou o Fluminense em vantagem, porém, foi só este gol que fizeram, depois disso, 2 bolas na trave e uma pra fora, Cristiano, Lucas e Quik marcaram, e garantiram a Academia na Final Regional do Gauchão Polar de Várzea contra Cerro Largo. A equipe do técnico Gago Peixoto foi:Klimck, Zaleski, Lourimar, Dionata e Sandro, Quik, Clodoaldo, Tonho(Lucas)e Cristiano, Baga e Coruja(Jair), ainda Faustão, Ledesma, Juliano, Rezende, e o auxiliar Dênis. O futebol 11 em São Luiz estava desacreditado, diziam que não adiantava tentar resgatar, que seria perda de tempo, que não teríamos apoio e nem jogadores, mas, provamos o contrário, na curta história da Academia da Bola já temos um título de Campeão da Copa AMM e somos finalistas da fase regional de um Campeonato Estadual, com mais de 200 equipes, eliminando equipes com jogadores profissionais e outra com jogadores de outros centros, ao contrário da nossa, genuinamente Saoluizense....!Não acreditavam em nós, mas nos deixaram chegar, por isso a música, Moleque Atrevido(respeitem que pode chegar onde a gente chegou!!!!)
Academia da Bola, representante de São Luiz Gonzaga(futura capital do mundo) na Gauchão Polar de Várzea, tem um jogo difícil no próximo final de semana. A equipe "Acadêmica" vai até Santo Ângelo, tradicional reduto de futebol 11 no Estado, enfrentar a equipe do Fluminense, no Estádio da SER Santo Ângelo, na zona sul da vizinha cidade. A partida, única,decisiva, acontece à partir das 15:00h, e o vencedor garante presença na final regional do Gauchão. Jogo duro, segundo informações, a equipe santoangelense é composta basicamente por ex profissionais, mas, a Academia da Bola vai completa para a partida, e confiante no retrospecto altamente positivo da equipe.
A Academia da Bola, representante de São Luiz Gonzaga na Gauchão Polar de Várzea, eliminou Guarani das Missões e habilitou-se a enfrentar Santo Ângelo na próxima etapa da eliminatória da região das Missões. A equipe Acadêmica postou-se muito bem defensivamente, dando poucas oportunidades para o adversário, que tinha mais posse de bola, porém, sem efetividade. A equipe Sãoluizense largou na frente, em bela jogada pelo flanco do atacante Coruja, que achou o matador Baga dentro da área sozinho para abrir o placar, isso na 1ª etapa da partida. No segundo tempo, em um erro individual do grande capitão da equipe da Academia, Guarani chegava ao empate, porém, isso não foi motivo para que a equipe baixasse a cabeça, novamente Baga, em um golaço,que livrou-se de 2 marcadores na velocidade, após receber primoroso lançamento de Cristiano, colocou novamente a Academia na frente do placar, 2x1. O juíz, perdido em muitos lances, invertendo faltas, punindo a equipe da Academia com sua soberba, ainda anulou um gol legítimo do atacante Coruja. No fim do jogo, no último lance da partida, em nova falha individual, Guarani reviveu, empatou e levou a partida para as penalidades, injusto, mas é do futebol. Nas penalidades, brilhou a estrela do arqueiro Klinick, que defendeu a cobrança do melhor jogador adversário, e a competência dos cobradores da Academia, que fizeram todos os gols. Vitória suada, difícil, esperada por nós, inesperada por eles, que até filmagem do jogo fizeram, além do acréscimo de jogadores de outras cidades, mas que credenciou a equipe a seguir adiante na difícil competição. No próximo domingo, 26/08, o confronto é frente a Santo Ângelo, no estádio da Ser Santo Ângelo, às 15:00 hrs. O técnico Gago Peixoto escalou:Klinick, Renteria(Zaleski), Lourimar, Aldinho e Luciano, Sandro(Rezende), Quik, Tonho e Cristiano(Sérgio), Coruja(Lucas), Baga(Jair).
A equipe da Academia da Bola segue forte na preparação para o Gauchão Polar de Várzea, que inicia no dia 19 de Agosto, em São Luiz Gonzaga. A equipe tem 6 alterações na relação de inscritos para a competição, em relação aos que conquistaram a Copa AMM 2012. Nesse período após a Copa AMM, a Academia disputou 4 amistosos, obtendo vitórias em todas elas, no último sábado, uma maiúscula vitória no Estádio Municipal de Santiago, pelo placar de 9x3, antes disso, a equipe havia vencido seus adversários por 5X2, 3x1 e 2x1. No próximo sábado, 11/08, a equipe faz seu último amistoso antes do decisivo jogo, provavelmente em Santo Ângelo. A Academia da Bola, que representa São Luiz Gonzaga no Gauchão Polar de Várzea, enfrenta Guarani das Missões, em jogo único,Às 16:00 h, do dia 19/08, no Estádio Municipal de São Luiz Gonzaga, quem vencer segue na competição e enfrentará Santo Ângelo. São 7 equipes em nossa micro-região, e apenas o campeão segue adiante.