Numa tarde ensolorada, quente, A Academia fez bonito, e largou na frente no triangular que classifica as 16 melhores equipes da competição. A equipe Sãoluizense iniciou a partida um pouco perdida, errando muitos passes, discutindo, e propiciando a Cerro Largo algumas chances, mas a sorte e competência do arqueiro Klinick foram preponderantes, e logo a Academia encontrou-se em campo, colocou a bola no chão, Cristiano e Tonho chamaram a responsabilidade de armar as jogadas, e não tardou muito para que o placar fosse aberto, Ledesma, em belo cruzamento, encontrou o atacante Coruja dentro da área, que livrou-se da marcação e fez um bonito gol, mostrando toda sua frieza dentro da área, Baga ainda chutou uma bola na trave, mas o 1º tempo terminou em 1X0.
Na segunda etapa, Cerro Largo veio pra cima, porém, esbarrou na bem postada defesa Acadêmica, que não permitia chances de gol para os adversários. Coruja, o até então goleador único da partida, lesionou-se, e o treinador Gago Peixoto chamou o camisa 9 mais camisa 9 de SLG, Jair, para ser o nome do jogo.
Como se desenhava a partida, Cerro Largo se jogou para o ataque, e abriu espaços para a Academia, que soube aproveitar, Jair, em bela jogada individual, num contra-ataque, livrou-se do zagueiro e bateu rasteiro, no canto direito do arqueiro, que nada pode fazer, era o 2x0. Logo em seguida, Cristiano, em linda jogada individual, quebrou a espinha da zaga e chutou com a precisão rotineira, mas a bola, ardilosa, bateu no poste e saiu pela linha de fundo.Jair e Baga infernizavam a defesa adversária, porém, erravam no último passe, o placar era perigoso, em um cruzamento, Lourimar salvou a bola na frente do gol, se a bola tivesse entrado, o jogo ficaria complicado, mas, não entrou, e, em outro contra-ataque, Lucas, que havia entrado no lugar de Tonho, fazia bela jogada, dando um chapéu no zagueiro, que interceptou com a mão, penalty claro, muito bem cobrado por ele mesmo, era o 3x0, era o gol da vitória.
O mesmo Lucas ainda acertou um lindo chute de fora da área no travessão, e por fim, Sérgio, que havia entrado no lugar do papa léguas Baga, roubou a bola da zaga e fechou o placar, Academia da Bola 4 x 0 Cerro Largo. Jair ainda sofreria outro penalty, equivocadamente não marcado pela arbitragem, que marcou fora da área e não puniu o zagueiro que impediu o 5º gol da Academia.
O jogo foi difícil, Cerro Largo tem uma grande equipe, porém, a competência da equipe e a qualidade individual de todo o grupo foram preponderantes, afinal, mudam-se as peças e o ritmo permanece o mesmo, o placar foi elástico, e poderia ter sido ainda mais, não fosse a trave...!
Largamos bem, na frente, agora aguardamos o resultado de Cerro Largo X Ijui para decidirmos o grupo no dia 11/11, no 19 de outubro, em Ijui, contra Ijui.
O técnico Gago Peixoto escalou: Klinick, Zaleski, Lourimar, Luciano e Ledesma(Renteria), Sandro, Quik, Tonho(Lucas) e Cristiano, Baga(Sérgio) e Coruja(Jair), relacionados ainda Faustão e Juliano.